terça-feira, 31 de março de 2009

Realizar uma mudança não é uma tarefa fácil. Além de ser bastante trabalhoso...


Realizar uma mudança não é uma tarefa fácil. Além de ser bastante trabalhoso, muitas pessoas se sentem perdidas em meio à bagunça e têm muitas dúvidas em relação a como encaixotar, transportar e até mesmo organizar os móveis e objetos após a mudança.

De acordo com a consultora doméstica Heloisa Lúcia Sundfeld, sócia da Help Personal Assistant, antes de realizar uma mudança, é necessário decidir de que forma ela será feita. Podemos optar por uma empresa especializada ou apenas contratar uma para transportar os móveis e objetos pesados e, nesse caso, a parte leve deve ser feita pelo cliente.

"Uma dica importante para simplificar o trabalho é marcar as caixas em ordem alfabética ou numérica de prioridade. Aconselho começar a arrumação pelos objetos que são mais usados, como os artigos de cozinha, roupas pessoais, etc", explica a consultora. Segundo ela, é aconselhável que a pessoa separe um cômodo da casa para deixar as caixas que tem menos prioridade e serão abertas posteriormente.

Uma dúvida que costuma aparecer bastante, principalmente nas mulheres, é como transportar roupas. Para isso, a personal assistant afirma que o ideal é, na hora de pesquisar a empresa, optar por alguma que forneça compartimentos onde as roupas sejam penduradas em cabides, evitando que amassem. "Se a própria pessoa realizar a mudança, o ideal é levar as roupas aos poucos ou transportar apenas as roupas de cama, mesa e banho em malas," acrescenta.

Objetos frágeis devem ser transportados dentro de caixas de madeira e embrulhados em papel bolha e depois forrados com jornais para evitar que eles se desloquem dentro da embalagem. Uma outra dica importante é antes da compra ou locação visitar o imóvel com um bloco de anotações e pesquisar tudo o que precisa ser reparado.

Chegada à nova casa, é hora de escolher a localização de cada móvel. Para isso, Heloisa acredita que se deve levar em conta o espaço disponível e, a partir daí, avaliar a praticidade. "Não é preciso ter pressa neste momento. Aos poucos, no dia-a-dia podemos realizar modificações que tornam a casa mais prática."

A consultora lembra ainda que antes da mudança é necessário providenciar alguns itens que, posteriormente terão utilidade, como caixas de papelão de vários tamanhos, papel bolha, canetas hidrográficas e fita crepe.

Dicas:

1-) Antes de realizar a mudança, vá ao imóvel e anote todos os reparos que deverão ser feitos. Ligue as torneiras e dê descarga algumas vezes para certifica-se que não há nenhum problema. Leve também uma lâmpada e algum aparelho para testar se todos os pontos de luz e tomadas estão funcionando.

2-) Antes de mudar, devemos jogar fora coisas que estão quebradas, lascadas e as roupas, podemos doar as que já não servem ou não usamos mais.

3-) Providencie antecipadamente caixas de papelão de vários tamanhos, papel bolha, canetas hidrográficas e fita crepe.

4-) Objetos frágeis devem ser transportados em caixas especializadas ou embrulhados em papel bolha e, em seguida, colocados em caixas de madeira.

5-) Não utilize caixas muito grandes, apesar de caber mais coisas, são difíceis de transportar.

6-) Coloque as caixas em ordem numérica ou alfabética de prioridade. Artigos de cozinha, pessoais e roupas têm prioridade na hora da arrumação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário